quinta-feira, 30 de junho de 2016

ROLDÃO GURGEL DINIZ



QUEM UM DIA ENCONTROU ROLDÃO GURGEL DINIZ, CERTAMENTE, ATESTA: CONHECEU ALGUÉM MUITO ESPECIAL! NINGUÉM ENTRAVA EM SUA PRESENÇA E SAÍA SEM SENTIR, PELO MENOS, UM LAMPEJO DE SUA INTELIGÊNCIA. DR. ROLDÃO – COMO ERA CONHECIDO
 Nasceu em Caicó, no dia 30 de maio de 1945. Era filho de Pedro Gurgel Diniz e Francisca Medeiros Diniz. Foi batizado na Catedral de Santana através das mãos sacerdotais de Monsenhor Walfredo Gurgel, seu tio-avó, no dia 12 de agosto de 1945. Foram seus padrinhos: Joel Adonias Dantas e Julieta de Medeiros Dantas.
Em 1963 concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano Seridoense e, em 30 de julho de 1974, concluída a jornada acadêmica e já iniciada a vida profissional, casou-se com Ester Lins Diniz com quem gerou quatro filhos: Sara Lins Diniz, Tibério Graco Lins Diniz, Silvana Lins Diniz e Roberto Lins Diniz.
Dr. Roldão exerceu a Magistratura em várias Comarcas e Zonas Eleitorais do Seridó, mas foi em Caicó sua maior e mais destacada permanência. Era ele Juiz titular da 2ª. Vara Cível e, por muitos anos, responsável pelo “Juizado de Menores” e por outros temas relacionados ao direito de família. Em todos os assuntos, um Juiz acessível a todas as classes, sem distinções; um educador que sabia ouvir com autoridade; um homem equilibrado que, esgotado o diálogo, promovia a justiça alicerçado nos melhores fundamentos de honestidade e ética.
Todos os dias trabalhava no Fórum Amaro Cavalcanti, mas, ao final da tarde, cumpria um outro expediente. Ao lado de seu pai, familiares e amigos, postava-se na calçada de sua casa, na Praça Mons. Walfredo Gurgel, em frente à Catedral. Lá, era o cidadão de bom humor que gostava de ouvir e dividir opiniões. A calçada era liderada por seu pai, Pedro Diniz, detentor de uma memória extraordinária e de um acervo sempre rico de temas e informações. Estive por lá inúmeras vezes. Gostava imensamente de ouvir Pedro Diniz, especialmente, seus relatos sobre campanhas eleitorais e suas viagens anuais à cidade de Águas de Lindóia-SP. Ainda hoje quando ouço alguém falar em Águas de Lindóia, automaticamente, reverencio “Seo Pedro”, de quem, seguramente, Dr. Roldão herdou a boa prosa e o timbre de voz.


ROLDÃO, SENTADO, NA CONCLUSÃO DA 1A TURMA DE 
DIREITO DO CERES-CAICÓ, EM ABRIL DE 2003

Mas, a rotina de Dr. Roldão ia além! Como professor universitário e palestrante, sempre requisitado, Dr. Roldão, apesar das limitações de saúde, cumpria regularmente o terceiro expediente do dia na UFRN ou em alguma instituição para a qual costumeiramente era convidado a fim de abordar algum tema relacionado a educação ou ao Poder Judiciário.
Concluída sua missão na magistratura, honrada com uma vida de retidão inquestionável, Dr. Roldão passou a advogar. Não se afastou do magistério. Aliás, juntamente com José Aranha Sobrinho, também Juiz de Direito com larga presença na vida caicoense, ajudou a fundar, em Caicó, o Curso de Direito no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES-UFRN). Na advocacia, contudo, também se permitiu prestigiar alguns movimentos partidários, dentre os quais, aceitou ocupar – para colaborar com a cidade - a Secretaria Municipal de Educação em um período de instabilidade política que Caicó viveu no início do ano 2000.
Dr. Roldão tinha n’alma qualidades que o fizeram um tribuno de palavras sopesadas no humanismo e na solidariedade. Acalentava profundo respeito às pessoas e as suas opiniões. A autoridade que bem exerceu, não o fez com prepotência, mas com coerência e serenidade. Sua palavra convencia porque tinha a força do exemplo!
Roldão Gurgel Diniz partiu cedo, com apenas 60 anos incompletos, no dia 14 de fevereiro de 2005. Pela crença que professam os homens e mulheres de fé, ingressou na invisibilidade de um mundo novo para receber a coroa dos justos e se transformar, na vida dos que ficaram, em uma lembrança – muito saudosa – de filho atencioso, esposo companheiro, amoroso pai, educador comprometido, sereno magistrado e cidadão exemplar. Qualidades, enfim, de alguém que veio
FONTE – BLOG DO FERREIRINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO, ATRAVÉS DE 77 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN, 2 DE FEVEREIRO DE 2014